"Avatar", de James Cameron, e "Estado de guerra", de Kathryn Bigelow, são os filmes favoritos na corrida aos Óscares 2010, com nove nomeações cada, anunciou hoje a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
A fantasia de fição científica de James Cameron e o thriller sobre a guerra no Iraque de Kathryn Bigelow estão nomeados em duas das mais cobiçadas categorias dos Óscares: melhor filme e melhor realizador.
James Cameron e a ex-mulher Kathryn Bigelow têm recolhido alguns prémios desde finais de 2009. "Avatar" foi premiado nos Globos e Ouro e "Estado de guerra" valeu a Bigelow o reconhecimento de melhor realizadora pelos seus pares, pela Directors Guild of America.
Este ano, pela primeira vez em mais de 60 anos, a categoria de melhor filme alargou o número de nomeados de cinco para dez. Além de "Avatar" e "Estado de guerra", estão ainda nomeados "Distrito 9", a animação "Up - Altamente", "Sacanas sem lei", "Blind side", "Nas nuvens", "An Education", "Precious" e "A serious man".
Para melhor realização foram selecionados James Cameron, Kathryn Bigelow, Quentin Tarantino, Lee Daniels e Jason Reitman.
Os nomeados foram hoje anunciados em Los Angeles pela atriz Anne Hathaway e pelo presidente da Academia de Hollywood, Tom Sherak.
A 82ª edição dos Óscares está marcada para 7 de março em Los Angeles, Califórnia, e será transmitida em direto para mais de 200 países.
A cerimónia será conduzida pelos atores Steve Martin e Alec Baldwin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário